Ultrassonografias no primeiro trimestre

23:38 18 Comments A+ a-

(traduzido do site: Baby Centre)

Fazer uma ultrassonografia nas primeiras semanas da gravidez pode ser uma experiência fantástica. É maravilhoso ver aquele carocinho com batimentos cardíacos que vai ser tornar o seu bebê. Mas os ultrassons podem ser também preocupantes. E se você não visualizar os batimentos cardíacos? E se o embrião for menor do que deveria ser? Tem algum problema? Lembre-se que você talez precise fazer um segundo ultrassom antes de garantir que tudo está bem mesmo.

O ultrassom pode dizer exatamente de quantas semanas estou grávida?
O tempo da sua gravidez ̩ calculado pelo primeiro dia do seu ̼ltimo ciclo mentrual (DUM Рdata da ̼ltima menstrua̤̣o), apesar de voc̻ ṇo conceber antes de 14 dias da sua DUM, ou at̩ mais que isso, se se ciclo tem mais de 28 dias. A DUM ̩ usada porque a maioria das mulheres sabem quando sua ̼ltima menstrua̤̣o aconteceu, mas provavelmente ṇo podem dizer exatamente o dia em que conceberam. Se voc̻ sabe a data da concep̤̣o, esta ̩ contada como dia 14 e ṇo dia 1.

Se você tem um ciclo irregular, ou se tomava anticoncepcionais recentemente, contar pela DUM pode não ser um método eficaz. Os ultrassons são mais eficientes do que usar a DUM nesses casos, e se a data do ultrassom tiver uma diferença de mais de cinco dias do que sua menstruação, a data do exame será usada.

O que pode ser visualizado no exame no primeiro trimestre?
A única boa razão para fazer um ultrasson antes de seis semanas é par descartar uma gravidez ectópica. Se você tem sintomas de uma gestação ectópica, como dores fortes em um só lado do abdomem, um diagnóstico bem cedo é vital. Um ultrassom pode ajudar os médicos a diagnosticar se a gravidez é dentro ou fora do útero. Fora isso, há muito pouco que pode ser visto nesse estágio tão recente. Se você quer uma ultra só pra garantir que tem uma gravidez saudável, tente ser paciente e esperar mais um pouco!

Com cinco semanas (três semanas após a concepção)
O médico poderá ver um pequeno saco gestacional, que parece um buraco preto, porque é cheio de fluído. Ele poderá não ver mais nada, e provavelmente vai te pedir um novo exame em uma ou duas semanas. O diâmetro do saco gestacional é usado para calcular suas datas até que o embrião seja visto.

Com seis semanas (quatro semanas após a concepção)
A vesícula vitelina (que é anexada ao embrião e contém nutrients que o alimentam enquanto está se desenvolvendo) pode ser vista como um pequeno círculo branco dentro do saco gestacional, e pode-se ver os batimentos cardíacos em cerca de 50% das gestações. Isso quer dizer, obviamente, que os outros 50% não poderão ver os batimentos. Você pode até ficar preocupada se isso acontecer, mas na verdade isso é normal nesse estágio.

Com sete semanas
Um pequeno embrião, com batimentos, pode ser visto geralmente.

Com oito semanas
O embrião em desenvolvimento mede entre 1 e 2 centímetros e agora pode ser mais facilmente visto na ultrassonografia. Ele vai crescer muito rapidamente, duplicando de tamanho a cada duas semanas.

Com 10 semanas, ele mede 3 cm.

Com 12 semanas, ele mede entre 5 e 6 cm.

Com 13 semanas, ele mede 7 cm.
Seu bebê é medido da cabeça ao bumbum – isto é chamado de distância céfalo-coccígea (Crown Rump Length – CRL). O CRL é bem definido no primeiro trimestre, mas depois de 13 semanas, o bebê pode se curvar e esticar, então a medida não é tão confiável. A largura da cabeça (diâmetro biparietal) passa a ser a melhor forma de medir o bebê.

O que mais pode ser visto no primeiro trimestre?
Algumas grandes anormalidades podem ser vistas com 12 semanas, mas é recomendado que seja feito um exame mais detalhado com 20 semanas.

A translucência nucal é medida entre 11 e 14 semanas para estimar o risco de Síndrome de Down e outras anormalidades cromossômicas.

E se tiver algo errado?
A maioria das gestações são bem sucedidas e se quando você faz uma ultra, há dúvidas quanto aos resultados, você provavelmente vai ver que tudo está bem quando você voltar e fizer um segundo exame. A espera de uma ou duas semanas vai ser provavelmente um longo tempo e você naturalmente estará preocupada nesse período.

Apesar disso, infelizmente abortos são muito comuns e pode ser que num segundo ultrassom as notícias não sejam tão boas. Se você sente dor ou tem sangramento, você pode estar parcialmente preparada, mas ainda assim será um período conturbado para você.

Se você não teve nenhum sangramento, a notícia pode ser totalmente inesperada, principalmente porque você poderá ainda sentir-se grávida porque ainda haverá hormônios no seu organismo. Pode ser muito doloroso aceitar o que você estará ouvindo.

Se eu abortar, é provável que aconteça novamente na próxima vez?
Se você já teve um aborto, naturalmente vai ficar ansiosa sobre se vai acontecer novamente. A maioria das mulheres têm uma gravidez normal após um aborto e um ultrassom nas primeiras semanas pode ser recomendado para tranquilizá-la. A partir do momento que os batimentos são visualizados, a gravidez é tida como viável e as chances de um final feliz são maiores. Mas lembre-se, espere até você atingir mais de seis semanas de gravidez – ou melhor, mais de sete ou oito semanas – se você quiser evitar as incertezas que ultrassons bem cedo trazem.

18 comentários

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
10/4/07 00:32 delete

Estou grávida de seis semanas e meio e o médico disse que não conseguiu visualizar o embrião. Ele pediu para repetir a ultrassom em dois dias. Estou triste e muito preocupada, será que em dois dias vai mudar alguma coisa?

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
17/4/07 15:33 delete

Boa Tarde ! Me chamo Camila e tive uma gravidez tubária, na verdade tive duas. Com seis semanas meu médico não visualizava o embrião e descobriu que estava nas trompas, mas fique tranquila. Se o diagnóstico for precoce há várias formas de solução: quimioterápico, expetante ou em último caso cirúrgico. O bom mesmo é você ser acompanhada de um ótimo médico. Eu fui procurar o melhor e tive preservadas as trompas já que tive do lado esquerdo e depois do direito. Faça uma consulta com um bom médico. Se precisar posso te indicar o meu, basta manifestar interesse, mas antes leia sobre o assunto e não se preocupe que tudo dará certo.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
16/7/07 14:49 delete

Olá!Fiz um exame de sangue e deu negativo,depois us e o medico nao viu nada,estou c 2 meses sem menstruar,minha barriga cresceu,sinto muitos enjoos iguais ao que tive na minha gravidez e nao sei mais o que fazer.Será que pode ter dado tudo errado? Quando engravidei meu 1 exame de sangue tbem deu negativo e o ultrason,será que o medico nao soube decifrar?O que devo fazer?

Reply
avatar
25/7/07 15:16 delete

eu tive tres abortos consectivos eu queria muito q essa gravides fosse normal mais estou com muito medo.Pois a gravides do meu primeiro filho foi normal

Reply
avatar
Camila Boa
AUTHOR
24/1/08 15:08 delete

Olá, estou a 2 meses e meio sem menstruar. Fiz exame de sangue e deu negativo. Fiz US e o médico não conseguiu ver nada, e me disse que pode ser que eu esteja no inicio da gravidez por isso não detectou nada.
Minha menstruação não costuma atrasar, meu cilco é bem certinho. Estou muito preocupada, pois ja aumentei de peso, sinto todos os sintomas de gravidez e também sinto que estou gravida. Gostaria muito d estar.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
14/5/10 18:58 delete

Minha namorada está grávida de 6 semanas. Fomos fazer a ultrassonografia e o médico não encontrou o embrião, dizendo logo que devia ser uma gravidez anembrionária. Ficamos arrasados, mesmo não sendo esta uma gravidez planejada, mas muito bem recebida.
O que acabo de ler no texto me deixa com mais esperanças, e vou com mais força junto com ela pra fazermos o segundo ultrassom na próxima semana.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
15/7/10 20:25 delete

oi,meu nome é micarla,fiz um teste de gravidez deu positivo,com sinco semanas fiz uma ultra vaginal é ñ de para ver,pois tenho micro policistos,foi oque deu para ver.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
15/10/11 18:55 delete

Bom fiz a minha primeira ultrassonografia em 06/05/2011 estava com 16 semanas e 5 dias, más pela minha D.U.M eu estava de 17 semana, mas marca desvio médio de 1 semana. Qual será que está certa o ultrassom ou a D.U.M? Meu ciclo sempre foi regular. Gostaria de saber pq isso está me deixando louca.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
13/11/12 20:42 delete

Boa noite!Meu nome é Daiane e vi uma parte que comentava que as 12 semanas,o bebê podia medir entre 5 e 6 cm e com 13,ele mede 7.Não completei ainda minhas 13 semanas,mas meu último ultrassom a 1 semana,deu q ele já media quase 7cm.Será que isso pode representar algum problema no futuro?Tenho muito medo,pois é meu filho primogênito,apesar de não ter sido planejado,mas será bem recebido.

Reply
avatar
leidy silva
AUTHOR
2/1/13 17:10 delete

Fiz duas ultrassonografias com diferença de uma semana entre elas, na primeira escutei o coraçãozinho normalmente, na segunda não escutei, estou muito angustiada....

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
1/10/13 00:59 delete

camila vc esta grávida sim a minha foi mesmo assim so confirmei com 3 meses

Reply
avatar
Rodrigo
AUTHOR
31/1/15 02:09 delete

Mamaes eu ganhei de presente do meu marido um ultrassom fetal baby sound e estou tão feliz por conseguir escutar o coraçãozinho do meu bebe batendo...
Vou deixar o link para vocês

Http://baby-sound-b.contec.med.br

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
22/10/15 08:48 delete

Oi fui ao médico e ele me disse que estou com gestação anembrionado to arrasada não sei oq pensar e nem oq fazer tenho 31anos e nunca tinha sentido esses sintomas o médico marcou uma endovaginal pra daqui 15dias .Tomara que o retorno surpreenda a nós todos , a resposta vai ser otima

Reply
avatar
Susy
AUTHOR
9/4/17 01:28 delete

Olá estou grávida de 6 semanas e 1 dia. Porém fiz um ultrassom que saiu um embrião de 3.4 mm e sem batimentos cardíacos. Após espera 10 dias fiz outro ultrassom e deu embrião de 3. Mm e sem batimentos. Estou desesperada pois os médicos so me falam que eu espere por mais 15 dias pra fazer outro ultrassom mais não sei oque pensar já que o feto está diminuindo e já tive sangramento e muito cólica mais não acho um médico capaz de dizer oque realmente está acontecendo. Se alguém poder me ajudar agradeço.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
5/5/17 17:43 delete

Olá boa tarde, Meu nome e Dryka, tenho 24 anos, há 11 anos tento engravidar, só agora consegui ter o meu positivo, fiz o exame Beta HCG, dia 26 de abril deu positivo, Minha última menstruação foi dia 15 de março, daí fiz as contas deu que estou com 6 semanas e 6 dias, Mas no dia 29 comecei ter um pequeno sangramento, depois foi almentando parecido como menstruação, Daí fui várias vezes pra maternidade, os médicos fizeram o toque, e sempre meu útero fechado, Mas eles ainda suspeitava que eu poderia estar tendo um aborto, Mas só na ultra ia mostrar tudo, Mas infelizmente pra minha surpresa e decepção, O médico disse que não viu nada na ultra, disse apenas Que o meu útero estava gravídico, Mas o embrião não estava lá, estava ausente, Isso mim deixou ainda mas confusa, o sofrimento so almentou, Se alguém puder mim ajudar, Por favor mim digam alguma coisa, eu estou sofrendo muito, sem entender o que está acontecendo comigo

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
5/5/17 17:47 delete

Fiz a ultrassonografia transvaginal, dia 2 de maio, agora terça feira passada! Daí o médico disse que não viu nada além do útero gravídico, e também disse que meu útero contínua fechado, Daí ele mesmo colocou por último na ultrassom, dizendo uma hipótese diagnóstica que tinha restos oculares, Isso acabou comigo, Será que perdi meu BB, Como vou saber mim ajudem por favor

Reply
avatar
Vanessa
AUTHOR
29/5/17 13:32 delete

Então se na ultra diz 8 semanas ,significa que a gravidez de fato ocorreu há mais ou menos 6 semanas e não 8?

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
29/5/18 21:30 delete

Olá eu sou a Carla também vi esse comentario de semanas e centímetros também fiquei preocupada estou de 13 semanas e meu embiaoe mede 9 centímetros mas o médico não fez nenhum comentário em relação a isso mas estou preocupada

Reply
avatar