Depoimento: Isabela

20:41 3 Comments A+ a-

Meu nome é Isabela, sou casada há 4 anos e em dezembro de 2012 decidimos que era hora de aumentar a família.

Parei de tomar o anticoncepcional e no primeiro ciclo sem, em 04 de fevereiro, descobri que estava grávida!!! Que alegria! Fiz o 1º usg e vimos o coração do bebê bater, um sonho se concretizando!

Na semana seguinte tive um sangramento, passei a tomar utrogestan e fiquei de repouso uma semana, mas a gravidez continuava a se desenvolver bem, fizemos mais dois usg e a gravidez era de bom prognóstico. Estavamos na 9ª semana e o risco de aborto imunológico já diminui!

Fiz a sexagem fetal, era uma menina. Minha flor, minha cara... Até que num domingo após fazer uma prova de concurso e tive um novo sangramento muito leve, nem me assustei tinha passado muitas horas em uma posição ruim, MAS fomos para o hospital onde minha gineco estava de plantão e no usg o médico não viu os batimentos cardíacos do bebê...

No dia seguinte repeti o exame com um médico especializado em medicina fetal e a minha dor se confirmou! O coração do bebê havia parado! Mas, não havia descolamento do saco gestacional e era como se meu corpo sequer tivesse percebido a morte do bebê. Tive um aborto retido.

Minha médica optou para o internamento imediato para fazer AMIU - uma aspiração para limpar o útero - que é menos agressiva do que a curetagem, pois o útero não é raspado.

Li tudo que podia sobre abortos e gravidez pós-aborto e decidi tentar assim que pudesse! Psicologicamente continuava grávida!!! Tive que esperar a menstruação vir e pude liberar de novo!

Em maio nova alegria: grávida!!!! Agora ia dar tudo certo!!! Mas, meu coração estava inquieto, sem paz.

Com 5 semanas fiz um usg e o médico (aquele especialista em medicina fetal) viu o saco gestacional, mas não viu o bebê. Ele não valorizou, disse que estava cedo, que só podia me dizer que eu estava grávida, mas que eu deveria voltar em 15 dias. Meu coração continuou angustiado, cogitei com minha mãe se não seria uma gestação anembrionária, mas ela disse que eu estava com pouca fé e que isso era medo por conta da experiência traumática na outra gestação. Tentei, então, tirar isso da cabeça, MAS não me senti em paz nenhum momento.

Quando repeti o usg, de fato, a gravidez era de um ovo cego... Meu mundo caiu. Faz um mês agora e caramba!!! Não sei nem explicar como me sinto! Mandamos o material coletado do aborto para fazer exame do cariótipo e tentar descobrir a possível causa desta gravidez anembrionária. Também, estou fazendo uma série de exames e já vimos que não tenho trombofilia - causa comum de abortos de repetição - e o médico acredita que meus abortos não são imunológicos, pois meu corpo não tenta expulsar o feto... Na verdade, mesmo quando o feto morre ou quando não há feto meu corpo reage tentando manter a gravidez. A implantação é normal, o saco gestacional não desloca e o útero fica bem irrigado... Acho que meu corpo está em sintonia com minha mente e realmente quer uma gravidez!!!

Só tenho certeza que serei MÃE... Não sei quando, mas não vou desistir. Em 3 meses posso tentar de novo e já devo ter mais respostas com as pesquisas que estou fazendo! Só quem já engravidou sabe a grandeza desse amor e a dimensão desta perda!!!

Isabela enviou seu depoimento por email em 9 de julho de 2013.

3 comentários

Write comentários
Cris Santana
AUTHOR
6/2/14 18:38 delete

Isabela, eu sei bem como é isso...estou passando por isso nesse exato momento!
É uma dor sem dimensão, daqui a pouco vou no hospital, não sei como vai ser, o que vai acontecer comigo, mas minha gravidez foi ovo cego, minha primeira gravidez...comprei tanta coisa bonitinha para meu anjinho e agora sei que não vou conseguir ter ele em meus braços...é uma dor sem limites, só quem já passou para saber....
Desejo paz em seu coração, que Deus conforte seu coração e que da próxima gravidez você consiga curtir seu anjinho dentro e fora da barriga!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
5/3/15 07:55 delete

Calma, meninas!
Passei pela mesma experiência. Realmente é doloroso, mas não desistam!
Depois de processos de gestação anembrionaria, hoje tenho um lindo menino!
Apenas continuem lutando, sejam firmes e constantes. Que Deus abençoe!

Reply
avatar
23/12/16 00:57 delete

Comigo não foi diferente tive 4 gravidez assim sem feto e 4 curetagem não foi fácil mais não desisti e hoje tenho um menino e uma menina linda que Deus me deu gravidez perfeita e não são gêmeos tive duas gravidez pela honra e Glória de Deus não desista vcs vão consegui

Reply
avatar