Depoimento: Denise

17:24 25 Comments A+ a-

Nunca pensei que fosse passar por isso, mas aqui estou. Essa semana vivi os últimos episódios dessa triste história. Mas me sinto tranquila por saber que não havia muito a ser feito...

Gostaria então de deixar meu depoimento também, pois enquanto passava por isso, pesquisei muito e encontrei poucas referências que coincidiam com meu caso. Espero poder ajudar a pelo menos acalmar outras mulheres.

Começou assim: eu estava com 4 dias de atraso na menstruação, e decidi fazer dois testes de farmácia. Um em cada dia. No primeiro dia, apareceu somente uma listra forte e a outra estava bem fraquinha, quase imperceptível. No dia seguinte, fiz novamente e o resultado foi igual, só que com uma segunda listra levemente mais forte (mais ainda bem fraquinha). Decidimos fazer um exame beta hcg no dia seguinte - estava com seis dias de atraso - e deu negativo.

Como a menstruação continuava a não aparecer, fui ao médico, que solicitou uma bateria de exames e um ultrassom transvaginal. Ele foi taxativo: com certeza você não está grávida, pois a esta altura o bet hcg já deveria estar positivo. Todos os exames de sangue deram normais e o beta hcg, negativo. No ultrassom transvaginal nada apareceu. Então o médico receitou um remédio a base de progesterona (Provera), para estimular a menstruação e fazer com que meu corpo voltasse a ter ciclos regulados. Deveria tomá-lo por 10 dias.

Passados estes 10 dias, nada de menstruação. Já estava com 3 semanas de atraso, então resolvi fazer um teste de farmácia. Qual não foi minha supresa quando surgiram imediatamente duas listrinhas indicando positivo! No dia seguinte fui fazer um exame de sangue, e solicitei o beta hcg quantitavivo, para avaliar a dosagem do hormônio. O laboratório só liberou o resultado qatro dias depois, quando eu já estava com 4 semanas de atraso. E o resultado confirmou: positivo, 4 semanas.

Agora posso perceber que algo estava errado desde o início. Se eu estava com 4 semanas de atraso, o beta hcg deveria acusar uma gravidez de pelo menos 6 semanas (contando que eu deveria ter ovulado duas semanas antes da menstruação). 

Acontece que no mesmo dia em que recebi o resultado do beta hcg, comecei a ter um leve sangramento. Fui então ao plantão da maternidade, onde o médico solicitou um novo exame de sangue para avaliarmos se a gestação estava evoluindo. Caso a dosagem de beta hcg estivesse caindo, significaria aborto, caso estivesse subindo, significaria que a gestação estava evoluindo. Para nossa surpresa, mesmo o sangramento tendo aumentado ao longo do dia, a dosagem do hormônio subiu, de 2.875 na quinta-feira para 4.962 na segunda-feira.

Só que aí outro ponto de alerta: a dosagem do beta hcg deve duplicar a cada 48h. Se estava em 2.785 na quinta-feira, deveria estar um valor 4 vezes maior na segunda-feira. Quando na verdade, nem chegou a dobrar. Fomos então fazer um ultrassom. Pela data de minha ultima menstruação, eu deveria estar com 7 semanas. No entanto, o ultrassom indicou uma gestação de 5 semanas e 1 dia, e não foi possível ver o embrião. Este é outro ponto em que deveríamos ter sido alertados de que a gestação não estava evoluindo como deveria.

Mesmo com todos estes indícios, o médico receitou outro remédio a base de progesterona (Utrogestan), desta vez para se inserido na vagina, e repouso absoluto. Soliciotu que eu fizesse um novo beta hcg em uma semana, e novo ultrassom em 14 dias. Fiquei de repouso e continuei sangrando (fluxo intenso, com cólicas) por mais quatro dias, quando decidimos fazer um novo exame de sangue. Novamente, uma surpresa: o valor do hormônio havia subido mais uma vez, só que muito pouquinho, para 5.189 (lembrando que cinco dias antes estava em 4.962). Tudo isso indica uma evolução irregular das taxas de beta hcg, um dos indícios de gravidez anembrionária, ou ovo cego.

Tendo estes dados à mão, fomos a uma nova médica, também no plantão da maternidade, que dessa vez foi mais realista. Nos preparou para uma perda, e inseriu pela primeira vez o termo "ameaça de aborto" no prontuário. Para se certificar, pediu que fizéssemos um novo exame de sangue, com exatas 48h após o último, para que assim pudéssemos avaliar se o hormônio duplicaria conforme previsto.

A do novo exame era domingo de carnaval, então o resultado saiu somente na segunda-feira. Não foi com surpresa que recebi o resultado: o beta hcg tinha caído para 4.798, confirmando nossas suspeitas de aborto espontâneo.No mesmo dia, suspendi o repouso e também o uso do medicamento, e passei a me conformar com o insucesso da gravidez. Dois dias depois, na quarta-feira de cinzas, tive cólicas muito fortes que irradiavam pela coxa. Fomos ao plantão da maternidade e o ultrassom mostrou apenas uma mancha no útero. A médica orientou que eu voltasse no dia seguinte para fazer a curetagem, mas decidimos não fazê-la. Para minha alegria e tranquilidade, na última terça-feira (28/02), meu corpo terminou de expelir o que havia no meu utero e parei de sangrar. 

Ao todo, foram duas semanas de sangramento. E felizmente eu soube esperar que meu corpo lidesse naturalmente com a situação. Quinta-feira (01/03) fiz o último ultrassom que mostrou um útero limpo, tal qual antes da gestação.

Conclusão:
- a gestação já começou muito lentamente, já que com uma semana de atraso na menstruação não havia indícios de beta hcg no sangue
- não ficou comprovado se era um ovo cego, mas pela oscilação no beta hcg tudo indica que sim
- duas semanas foi o tempo que meu corpo levou para expelir o ovo cego. Mas poderia ter sido menos, se eu não tivesse tomado os remédios com progesterona que o médico indicou (Provera e Utrogestan)
- A natureza é sábia. Antes de acatar a indicação para a curetagem, recomendo que se espere um pouco, para que o copo o faça naturalmente.
 
Bom, este é meu relato. Espero com ele ajudar outras mulheres que passarem por algo parecido. Não é fácil, eu sei. Mas ter acesso a informações e histórias parecidas ajuda a acalmar o coração.
 
Denise enviou seu depoimento por email em 4 de março de 2012.

25 comentários

Write comentários
Denise
AUTHOR
9/8/12 18:16 delete

Que bom ver meu relato publicado aqui.
Espero, de coração, poder ajudar outras mulheres que passarem pelo que eu passei.

Mas vim aqui especialmente para contar que já estou grávida novamente, e que engrevidei no ciclo seguinte!

O aborto foi dia 28/02, no dia 16/03 eu menstruei e engravidei provavelmente dia 30/03.

Hoje estou grávida de 20 semanas e esperando um meninão.

Não desistam!

Reply
avatar
14/2/14 10:51 delete

Que legal que vc está grávida!!

Aconteceu a mesma coisa comigo na primeira gestação... foi agora em janeiro... tive ovo cego... tbm optei por esperar o aborto em casa... e saiu naturalmente... tive o aborto dia 04/02 e to esperando minha M descer... quero engravidar no proximo ciclo como vc, se assim for a vontade de Deus... E ai seu nenem já nasceu né?? ... correu tudo bem??

Bjs

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
9/7/14 07:20 delete

Eu sei que passou algum tempo desde a data deste port mas apenas agora o vi. Estou numa situação identica. O meu hcg não tem evoluído conforme esperado e comecei a tomar progesterona por ordem médica enquanto aguardo 10 dias para repetir a ECO. Estou de 4 semanas de gestação mas com 7 desde a última menstruação!! Tenho tido corrimentos castanhos e leves sangramentos vermelho. Eu não estou com esperança porque me identifiquei com a sua história e penso que é mesmo isso que vai acontecer comigo. Aceitei a decisão médica de aguardar por descargo de consciência mas ás vezes penso que teria sido melhor ter dado como terminada para poder recomeçar já as novas tentativas! A natureza é realmente sábia e não vale a pena lutar contra isso! Obrigada pelo teu depoimento.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
7/12/14 14:19 delete

Provavelmente você teve uma ovulação tardia acompanhada de ovo cego. Quando você pensou estar com a menstruação atrasada pela primeira vez, provavelmente foi o período em que você ovulou, na realidade. Por isso os testes davam negativo.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
18/4/15 13:40 delete

Minha mae esta com a mestruÇao atrasada a uns 15 a 20 dias e ou mais . E ela fez o teste de farmacia e deu negativo . E o beta negativo tbm . Sera que ela n esta realmente gravida ??

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
18/4/15 13:41 delete

Minha mae esta com a mestruÇao atrasada a uns 15 a 20 dias e ou mais . E ela fez o teste de farmacia e deu negativo . E o beta negativo tbm . Sera que ela n esta realmente gravida ??

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
28/10/15 17:01 delete

olá, me chamo Fernanda
Não lembro a data da minha ultima menstruação no mês de setembro, mas ate hoje minha menstruação não veio no mês de outubro.
Fiz o teste de farmácia na sexta deu negativo, ontem fiz o de sangue o resultado deu 0.1mUl/mL.
tomava injeção todo mês, mas a minha ginecologista suspendeu e mandou eu tomar comprimidos novamente. Agora não estou tomando nenhum remédio.
não estou sentindo nenhum sinal de gravidez ou que minha menstruação vai vir.
estou com um corrimento branco.As vezes sinto umas pontadas na barriga.
Sera que é o caso de repetir o exame daqui a sete dias?

Reply
avatar
Hellen
AUTHOR
28/1/16 17:50 delete

Olá eu tomava anticoncepcional e não tomava direito dia 01de janeiro parei de tomar e dei uma pausa p ver e a menstruação não veio já fiz o beta e deu 0,10 negativo sinto enjôo bico dos seios escuros cólicas tontura devo repetir o exame ? Me ajudem

Reply
avatar
Hellen
AUTHOR
28/1/16 17:50 delete

Olá eu tomava anticoncepcional e não tomava direito dia 01de janeiro parei de tomar e dei uma pausa p ver e a menstruação não veio já fiz o beta e deu 0,10 negativo sinto enjôo bico dos seios escuros cólicas tontura devo repetir o exame ? Me ajudem

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
5/2/16 07:55 delete

Ola .estou com minha mestruação atrasada 21 dias e fiz o teste de urina no posto de saude com14 dias e deu negativo.mas a minha mestruação ainda nao.desceu.sera que estou gravida?tive alguns sintonas dor no seios ,enjoos,e colicas moderadas ao pé da barriga .me ajudem por favor.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
9/2/16 12:27 delete

Olá meninas sou nova por aqui. Gostaria muuuuito que me tirassem uma dúvida. Eu já ate perdi as esperanças de engravidar pq todos meus testes davam negativos. Procurei ajuda médica fiz exame de sangue e 2 transvaginais e tudo deu normal. Sem cisto sem nada. Entao eu simplesmente nao tava ovulando. O medico me receitou Clomid mas ate hj nao desceu minha M , ela fez mês dia 25/01 já está atrasada e ainda nem iniciei o clomid. Será que posso estar grávida ? Lembrando que eu tinha feito essa transvaginal ela ainda nao tava atrasada tava no tempo normal fiz em dezembro . Alguem me ajude por favor

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
26/4/16 15:55 delete

Olá minha M está atrasada a 8 dias sou tentando engravidar a um ano e seis meses um dia antes de descer a M veio uma gota de um sangue rosado depois não veio mais nada fiz um teste de farmácia e deu negativo e um beta com 6 DIAS de atraso tbm negativo não tenho sintomas apenas leves dores no pé da barriga posso estar grávida ??

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
26/4/16 15:56 delete

Olá minha M está atrasada a 8 dias sou tentando engravidar a um ano e seis meses um dia antes de descer a M veio uma gota de um sangue rosado depois não veio mais nada fiz um teste de farmácia e deu negativo e um beta com 6 DIAS de atraso tbm negativo não tenho sintomas apenas leves dores no pé da barriga posso estar grávida ??

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
4/5/16 16:04 delete

Querida, se já tenta a mais de um ano e não consegue vá c urgência a um especialista pq ou vc oi seu marido devem fazer análises de rastreio, não demore vá logo, boa sorte

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
7/7/16 12:52 delete

Meninas , por favor leiam e me ajude !!
Minha menstruação no mês de junho atrasou, até então tudo bem fiz o exame de farmácia e deu negativo. no dia 02 de junho ela desceu um pinguinho que só saia no papel , e uma borra escura, no dia 03 de junho ela desceu normal, sangrei normal minhas pernas chega ficaram bambas de dor, no dia 04 pela manhã menstruada normal, quando deu umas 18:30 hrs não tinha mais sangue nenhum , passei o domingo sem menstruar , chegou na segunda saiu um sangue fininho e depois não veio mais. Hoje são dia 07/07/2016 eu já tenho 5 dias sem menstruar , fiz o beta e deu negativo.
A minha mãe disse que quando ela ficou gravida de mim, ela fez 3 betas e os 3 deram negativos , ela só descobriu no 5 mês, quando foi ao médico.Eu estou desesperada ...
me respondam por favor !!


Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
15/1/17 16:36 delete

2 meses e 5 dias de atraso..dois testes farmácia negativos..exame sangue negativo..ultrassom...duvidoso!!barriga inchada e seios duros e doendo? Enjoos, muita azia e acne...ajuda por favor!!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
15/1/17 16:38 delete

Estou como você e n sei se será algum descontrolo hormonal; (

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
15/1/17 16:40 delete

2 meses e 5 dias de atraso..dois testes farmácia negativos..exame sangue negativo..ultrassom...duvidoso!!barriga inchada e seios duros e doendo? Enjoos, muita azia e acne...ajuda por favor!!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
11/2/17 21:26 delete

Vi que a data é de janeiro... Já descobriu se está grávida?

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
12/2/17 01:37 delete

Vi que a data é de janeiro... Já descobriu se está grávida?

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
19/2/17 13:21 delete

Minha menstruação está atrasada e já são onze dias de atraso,fiz o Beta com 9 dias e o resultado deu negativo. E até agora nada da M.descer será que tenho que esperar mais alguns dias para repetir o Beta ou realmente não estou grávida??

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
7/9/17 10:56 delete

Minha mestruacao atrasa todo mês, sinto dores leve no pé da barriga, quando toco sinto um bolinha ao lado da barriga. Depois de dez dias de atraso, a mestruacao desce. O que pode ser?

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
16/5/18 14:13 delete

Mas pq o médico te deu PROVERA. EU SEMPRE SOUBE QUE ELE ERA ABORTIVO. Pessoas tomam para puxar a menstruação. Provavelmente foi esse provera que atrapalhou a gravidez. Talvez o beta não tivesse dado positivo no tempo certo por que podia ter tido uma ovulação tardia, e o embrião demora um pouco mais para se implantar. Tenho visto muito despraparo, principalmente em ele dizer que com certeza não estava grávida. Conheço pessoas que com 5 meses de gravidez, acompanhando o ultrassom do seu bebê tem o beta negativo e tem médicos que explicam esse fenômeno.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
29/8/18 01:10 delete Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
Unknown
AUTHOR
29/8/18 01:26 delete

Eu com 6 dias de atraso hj, no 4° fiz o de farmácia deu negativo. Então acredito que n esteja, sempre reguladissima, a M costuma adiantar uns 3 dias nunca ousou atrasar, aí quando atrasa vem esse teste infeliz de farmácia tirar minha esperança. Vou aguardar mais um pouco se n vier faço outros de farmácia mesmo, pois n quero me frustrar mais, indo a hospital receber teste negativo. Mas minha cabeça tá em frangalhos!

Reply
avatar