Depoimento: Soraia*
Tenho 30 anos, gostaria de ter tido filhos antes, mas a mania de esperar a vida perfeita atrasou o que acabou sendo o meu maior sonho. Dada a largada, primeiro fiz toda preparação para um corpo saudável: mudei a dieta, tomei suplementos, bebi muita água, comi frutas, fui à nutricionista, dermatologista, 2 ginecologistas e, enfim, parei com a pÃlula. Dois meses de tentativas e estava lá, meu positivo. Lindo, esperado, desejado, sonhado. A vida não poderia ser melhor, mais perfeita, mais gostosa.Às cinco semanas e três dias tive um pequeno filete de sangramento, com medo de aumentar, me dirigi a uma grande maternidade da minha cidade. Lá fizemos o Beta HCG, que evoluÃa perfeitamente. Nossa... que alÃvio! "Continua aqui dentro, bebê, mamãe te ama!" era meu mantra. Fiz uma ultrassom e não vimos nada além de um lindo saco gestacional. A médica disse que era cedo, não daria para ver mais nada. Era normal. "Normal", que palavrinha linda!
No dia seguinte, mais um filete de sangue. Liguei pra minha médica, que me receitou progesterona via vaginal e dez dias de repouso total. Afastei-me do trabalho, fiquei deitada a maior parte do tempo possÃvel. Aplicava o remédio e repousava por duas horas, acariciando minha barriga. "Bebê, mamãe faria qualquer coisa por você", era meu novo mantra. Enquanto isso, os sintomas vinham, eu apreciando cada mal estar, faria parte da corrida.
Seis semanas e cinco dias: nova ultrassonografia. Saà de casa feliz, iria escutar o 'tum-tum' mais bonito do mundo, ver meu coração explodir ao ouvir o coração do meu filhinho, tão pequenininho, tão amado. Cheguei no laboratório, a máquina estava quebrada e esperei mais de meia hora pra ser atendida. Valia a pena. Eu tremia de ansiedade. "Será que está tudo bem?" Bem, começou ali uma sensação estranha. Um sentimento de premonição. "Pode estar tudo mal, é uma possibilidade" eu pensava. Tirei a calcinha e deitei, esperando ver algo bacana, ouvir algo mágico, mas com um sexto sentido de que isso não ia acontecer. Vi uma bolha preta, fechei os olhos. A médica me perguntou se eu tinha feito beta, eu disse que sim. Ora... claro, né? Ela então disse: "Saco vazio, compatÃvel com cinco semanas, gravidez anembrionária. Bom dia." Abriu a porta e saiu, me deixando deitada de pernas abertas, sem chão, com dúvidas. Em menos de três minutos (sim, isso mesmo), ela me atendeu e acabou comigo. Isso em um dos maiores laboratórios particulares da cidade. Liguei pra minha médica, ela me atendeu tão pasma com o atendimento quanto eu e me mandou retornar à maternidade que eu fui na semana anterior. Fui e fiz outro Ultrassom. Esta outra médica me abraçou, seco minha lágrimas e me disse que o saco tinha dobrado de tamanho, mas não tinha evoluÃdo.
As seis semanas que tive sonhando foram substituÃdas por choro, brigas, descrenças. Em dois dias terei que voltar a trabalhar, sem ânimo, sem pique, sem vontade. Enquanto isso, espero que meu corpo me dê um sinal, me respeite e expulse o que não tem serventia no meu sonho. Pior, que enquanto meu corpo não trabalha, minhas esperanças se renovam inutilmente e contra o único conselho que recebi da médica, que me instruiu a não criar expectativas, pois as esperanças são quase nulas. Nem vesÃcula vitelina tinha. Eu estou grávida de nada. Pastel de vento, bexiga de ar.
Meu corpo segue grávido, meu coração segue vazio. Uma dor que ninguém compreende. Experimentei o maior amor do mundo para me preparar para a maior dor do mundo. "Animar-me, tentar de novo, esperar..." pra quê? Por que acham tão fácil e por que é tão difÃcil?
Soraia (*nome modificado a pedidos) enviou seu depoimento por e-mail em 23 de novembro de 2014.
10 comentários
Write comentáriosO depoimento de Soraia resume exatamente o que estou passando, "Meu corpo segue grávido, meu coração segue vazio.", assim como meu ventre, vazio e a espera esta tirando minhas forças.
ReplyComo é angustiante vou fazer minha segunda ultrasom na quinta feira meu coração xega a doer so de nervosa ,fiz a primeira ultra semana passada e o médico disse q n viu meu bebê disse q o saco gestacional mede 2,33cm tou tão angustiada
ReplyComo é angustiante vou fazer minha segunda ultrasom na quinta feira meu coração xega a doer so de nervosa ,fiz a primeira ultra semana passada e o médico disse q n viu meu bebê disse q o saco gestacional mede 2,33cm tou tão angustiada
Replyaconteceu comigo, alias está acontecendo, pois fiz dua ultratrasns, e só vi o saco vázio, e o saco media 40..não entendo, mas a médica que fez o exame, disse " estranho, não vejo o embrião, o saco está grande, completou, isso não é normal, sinto muuito", meu mundo caiuuuu, quando voltei ao médico pediu para eu não perder as esperanças, mandou fazer doi betas para ver o aumento dos hormônios, estou muito triste e angustiada, meu mundo está estranho, é como se não estivesse aqui, ninguém entende, o que é estar grávida, sem o bb.
ReplyÉ a sensação mais horrÃvel que já passei na minha vida! Estava com um pouco de sangramento, meu médico receitou ultragestan e parou. O saco gestacional está aqui 3 mm, mas não tem embrião!o ultra-som dizia 6 semanas .Meu médico pediu que eu espere até sexta da outra semana! Serão os 10 dias mais angustiantes da minha vida! Para piorar ontem fiz outro beta que diminuiu ( estava 617 e agora 538). Não sei pq esperar , se tudo indica que não foi pra frente! Tenho um fio de esperança, mas é quase impossÃvel que tenha evoluÃdo!
ReplyOi estou na mesma situaçao sua fiz a ultra o medico ñ viu nada só saco gestacional de 6 semanas e pela ultima menstruaçao eu estaria de 8 semanas e 3 dias meu chao abriu fiz um beta quantitativo valor 19.587.83 repeti com 4 dias e diminuiu 17 .843.99 estou aguardando pra repeti a ultra daqui 10 dias ñ tive sangramento tenho um corrimento branco estou apavorada ja tive 2 abortos estou com 44 anos queria muito essa gravidez :(
ReplyFiz 2 ultrassom na última deu que estou de 7 semana gravidez anembrionária meus seios diminuiram não sinto que estou grávida mais agora não sei se é coisa da minha cabeça também estou com pouquinho sangramento quando vou ao banheiro muito pouco estou esperando completar as 10 semanas no dia 10 pra ver se meu corpo aborta naturalmente ou se faço curetagem ja não sei mais o que pensar..
ReplyTbm me sinto assim não quero desistir de minha gravidez mesmo sabendo que ali não tem um bebê amo o que não existe estou em uma espera angustiante é a maioria das pessoas não compreendem que amamos o que não existiu mas ficamos grávidas só que no final talvez não tenhamos bebê pra tocar e nem cuidar nem dar esse amor tão grande que sentimos também estou na esperança mas essa angústia nos destrói dia a dia
ReplyOi td bm como vc esta deu tudo certo?
Replyestou passando por isso, ontem descobri que minha gestação não tem embrião, é uma dor inexplicável e ninguém entende, eles acham que é facil, mas não é o médico que fez a minha ultrassom foi tão grosso, eu achei que estava gravida de 11 semanas mas descobri que estou com 8 semanas e 6 dias o saco gestacional mede 33mm e a visicula vitelina está ali, mas está sem o embrião. meu mundo acabou diante as imagens do ultrassom era o meu maior sonho ser mãe, e agora ter que esperar o corpo expulsar naturalmente machuca, tenho 30 anos e meu sonho virou um pesadelo sem fim.
Reply