Achados ultra-sonográficos e prognósticos

21:34 2 Comments A+ a-

(do site Associação Artemis)

Avaliação da vesícula vitelina (VV)
A vesícula vitelina (VV) ou saco vitelino confirma uma gestação tópica aparecendo antes do âmnio e do embrião. Mede apenas um a 2mm (diâmetro interno) na 5ª semana de gestação quando o SG apresenta diâmetro médio de 8 a 10mm. Esta estrutura desempenha papel importante no sistema de troca materno-embrionário. A partir da 6ª semana a VV afasta-se progressivamente do embrião lateralizando-se na cavidade coriônica, situando-se entre o âmnio e o cório.

Caracteriza-se por uma imagem arredondada ou oval com centro sonolucente e borda ecogênica bastante clara e fina. Cresce gradativamente medindo até 6,1mm na 10ª semana de gestação, quando, então começa a regredir de tamanho, sendo cada vez mais difícil o seu reconhecimento (12ª semana).

Avaliação do embrião e sua frequência cardíaca
O período embrionário inicia-se com três semanas após a concepção (5ª semana de gestação quando mede cerca de 2mm), terminando na 10ª semana de gestação quando se inicia o período fetal (comprimento cabeça-nádegas de aproximadamente 6mm). Inicialmente é identificado ultra-sonograficamente como um espessamento (imagem hiperecogênica) ao longo da VV. Sua medida corresponde à maior medição ao longo do seu eixo longitudinal.

Através desta medida é possível o cálculo da idade gestacional através da seguinte fórmula: Idade gestacional (dias) = medida (mm) + 42 (com desvio de 3 dias)

A atividade cardíaca inicia-se com 21 a 22 dias de idade embrionária, isto é, 36 dias de idade menstrual ou cerca de 5 semanas e 1 dia do último período menstrual. A ultra-sonografia transvaginal permite detectar esta atividade com 3 a 4 dias depois de seu início. Os batimentos cardíacos aumentam de 100 batimentos por minuto com 5 semanas para 170 batimentos com 9 semanas e depois estabilizam com aproximadamente 160 batimentos por minuto.

Nos casos de ausência de batimentos cardíacos em embriões com aproximadamente 3 a 4mm por via transvaginal, deve ser realizada nova ultra-sonografia após alguns dias para a confirmação de parada de desenvolvimento embrionário.

Quanto aos movimentos embrionários estes estão presentes em 100% dos casos após a 8ª semana de gestação.


Leia mais no site

2 comentários

Write comentários
Bella
AUTHOR
19/4/17 15:41 delete

Olá meninas!
Estou passado um momento muito difícil , minha gravidez não evoluiu o feto não estava si desenvolvendo 😭
E com dez semana tive o aborto retido , me deram medicação e agora estou sangrando muito e junto desce coágulos de sangue seguido de fortes cólicas , poderiam me dizer quanto tempo dura ?

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
19/5/17 15:04 delete

Tive um aborto há 41 dias atrás e estou com muito fluxo de sangue a cinco dias, minha menstruação não está como antes pois durava apenas 3 ou 4 dias com pouco fluxo de sangue. (Não houveram complicações nesse aborto, após duas semanas já estava recuperada). Será qie é normal sangrar assim?

Reply
avatar