Quanto tempo esperar para engravidar novamente?

11:41 9 Comments A+ a-

Essa é uma pergunta muito comum às mulheres que sofrem abortos. A vontade de ter um filho é tão grande que dá vontade de tentar outra gravidez logo em seguida.

A resposta dessa pergunta também é muito diferente, de médico para médico. Quando aconteceu comigo, minha ginecologista pediu que eu esperasse 3 ciclos mentruais normais para tentar novamente. Eu tentei no segundo e deu certo.

Alguns médicos recomendam 3 meses ou mais, para o útero se recuperar do trauma (no caso de curetagens). Outros dizem que você precisa esperar apenas 1 ciclo para tentar de novo. O motivo da espera é só pra ter uma data da última menstruação determinada, para cálculos de previsão de parto. Já vi um caso de uma mulher que engravidou novamente sem ter menstruado depois do aborto.

Eu acredito que a mulher deva esperar o tempo necessário para curar a ferida da perda. É um tempo emocional, até você se sentir preparada emocionalmente para encarar uma nova gestação.

Pra quem quiser ler mais sobre o assunto:

* How long after a miscarriage should I wait before trying to get pregnant again? (do site Baby Hopes)
* Quanto tempo após um aborto posso engravidar? (do site Terra Saúde)
* Aborto retido (do site da revista Pais e Filhos)

9 comentários

Write comentários
Unknown
AUTHOR
29/12/06 11:58 delete

Meu nome é Danubia,
Eu fiz uma curetagem no dia 21/11/06 e até agora não menstruei, esta 8 dias atrazada, eu fiz um beta no dia 29/12/06 para tirar a minha duvida.
O meu medico disse que não tem problema algum engravidar depois da curetagem.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
26/10/10 10:17 delete

Tive tres abortos,sendo um com seis meses e outros com cinco,todos foram feitos curetagens,o primeiro foi em 2000,o seg.em 2004,o terc.em julho de 2010,quanto tempo devo esperar para engravidar novamente,estou desesperada,me ajude!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
28/3/11 14:06 delete

Meu nome, é TI, tive um aborto ha 1 mês e meio, estava com 7 meses, e antes eu sofri um aborto com 3 meses,e ai gente quando posso engravidar novamente? estou muito ansiosa obrigado a todas!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
17/3/12 21:26 delete

perdi meu bb com 3 meses, sofri muito pq era o meu sonho e da minha família, mas hoje acredito q quando deus tira, ele dar outro novamente é nele q me conforto pq sei que logo logo ele irá me dar outro bb em nome de JESUS!!!!!AMÉM

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
18/11/16 11:01 delete

Bom dia meninas,hoje eu vim aqui compartilhar com vocês minha história.Faz três dias que eu descobri que minha gravidez e anembrionária e fiquei arrasada,pois eu e meu marido queríamos muito esse bebê.Estou indecisa si faço ou não essa curetagem.Pois os amigos me dão força para eu tentar fazer outra ultrassom,pois o bb deve está brincando de si esconder,mas o meu abalo emocional é tão grande que já perdi a esperança de ver meu bb ali dentro daquele saco vazio.

Reply
avatar
Kev123
AUTHOR
7/12/16 14:57 delete

Oi Lidiane boa tarde!!!!
Venho aqui compartilhar com vc a minha história pois é muito parecida cona minha. Muitos tbm pediram pra eu esperar e tal bati 3 ultras praticamente seguidas e com médicos diferentes. E os mesmos me deram a mesma resposta, procure una maternidade para fazer uma curetagem. Eu nunca tinha ouvido falar sobre essa gravidez embrionária. Mais aí Então, procurei uma maternidade o médico muito atencioso conversou muito comigo disse que era normal, não que na minha próxima aconteceria a mesma coisa, disse que eu poderia ficar tranquila. E hoje faz quase 2 meses que graças a Deus estou bem, não sei se pronta pra engravidar de novo kkk, mais se vir será muito bem vindo, até porque quando vc pensa que está grávida seus sentimentos já muda. Fique em paz Deus estará com vc, creia que tudo correrá bem e quando for pra ser, Deus vai te abençoar e virá com muita saúde. Bjsssss

Reply
avatar
Joselma
AUTHOR
29/4/17 23:44 delete

Boa noite ... Meu nome é joselma tive um parto normal de gêmeos com 25 semanas .. os bebês faleceram e agora tenho muita vontade d tentar uma nova gestação mais não sei o tempo verte d espera meu parto foi dia 06/04 qual o período d espera ? Lembrando q o parto foi d 25 semanas

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
10/10/17 22:43 delete

oi meninas eu acabei de gerar um ovo sego estou com 46 anos tenho medo disso acontecer de novo .sera que pode acontecer . um medico destruiu meu sonho me dizendo que nao posso engravidar de novo pois meus ovos tem 46 anos e o espermas de meu marido tambem sao velhos ele esta com 44 anos. mas eu creio que quem tem promessa de DEUS tem que ter fe . esperar nele e eu creio que a ultima palavra e do senhor . abraços. 10 09 2017.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
30/5/18 19:58 delete Este comentário foi removido pelo autor.
avatar