Curetagem: fazer ou não fazer?

11:07 227 Comments A+ a-

(traduzido do site: http://www.bellaonline.com/articles/art21999.asp)

Se seu aborto aconteceu no fim do primeiro trimestre, ou se você descobriu que o bebê parou de crescer e ainda não tem sinais de abortamento, o seu médico pode perguntar se você quer se submeter a uma operação chamada Curetagem. É uma pergunta muito difícil de responder, cuja resposta é muito pessoal, de mulher pra mulher. Veja abaixo considerações sobre fazer ou não a cirurgia.

Razões para fazer uma curetagem

- Acelerar o processo do aborto: Esperar por um aborto natural é uma experiência emocial horrível de se passar. Você sabe que o seu bebê ainda está no útero, mas não há mais esperanças para um nascimento. Pode levar horas ou semanas depois que você descobre a má notícia antes que você comece a sangrar. Não há como saber. Enquanto isso, em vez de esperar alegremente pelo seu bebê, você ficará esperando expelí-lo.

- Seu médico pode fazer um teste genético no bebê: Se é a primeira perda, seu médico pode preferir não fazer esse exame, mas com certeza você deve perguntar sobre isso se já abortou mais de uma vez. Muitos médicos têm a tendência de supor que todos abortos são causados por anormalidades genéticas, mas pesquisas mostram que isso não é verdade em 40% dos casos. Se você testar o bebê, saberá se essa coisa causa ou não, e se não for, poderá pedir outros exames.

- Você não precisará ver o que vai sair: Geralmente usa-se anestesia geral para a curetagem e você não precisará ver nada do que o médico vai tirar de você. Se você esperar por um aborto natural, e tiver mais de seis ou sete semanas, há uma chance de ver o que resta do seu bebê sair... e isso pode ser uma experiência traumática.

- Menos dor física: Um aborto natural pode ser doloroso. Na maioria dos casos não é, mas pode vir acompanhado de cólicas bem fortes. Depois de uma curetagem, a dor física é mínima.


Razões para não fazer uma curetagem

- O procedimento é invasivo: Você terá que ser internada num hospital para fazer a curetagem. Apesar de talvez não precisar passar a noite no hospital, o processo todo pode ser estressante e você poderá ficar bem emotiva antes e depois da operação.

- O procedimento é desagradável: Em sua essência, uma curetagem é um aborto. Não é a mesma coisa que terminar uma gravidez de propósito, cláro, mas o processo é bem semelhante. Eu cometi o erro de ler meu prontuário, que tinha uma nota do médico sobre a curetagem da minha segunda perda, e isso me fez chorar: a frieza e terminologia impessoal do que eles tiveram que fazer comigo.

- Pode have complicações: Há um risco mínimo de complicações, como perfuração no útero e outros problemas da operação. É pequeno, mas não é inexistente. Às vezes, alguns médicos não conseguem remover tudo, e o procedimento deve ser repetido.

- Você deve ter que esperar mais tempo para engravidar novamente: Os médicos dizem que isso varia, alguns dizem que deve-se esperar apenas um mês após um aborto natural, e a maioria concorda que você deve esperar pelo menos DOIS ciclos depois da curetagem para permitir que o seu útero se recupere e reduza as chances de um segundo aborto.

- O impacto psicológico pode ser grande: Não subestime esse fator quando fizr sua escolha. Isso varia muito de mulher pra mulher, mas conversei com algumas mulheres por internet que sentiram como se o médico arrancasse seus bebês de seus úteros, apesar do feto não ser mais viável. Se você acha que vai ter um impacto negativo nesse sentido, um aborto natural pode ser menos doloroso emocionalmente para você.

227 comentários

Write comentários «Mais antigas   ‹Antigas   201 – 227 de 227   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo
AUTHOR
23/8/12 09:35 delete

foi constado que eu estou gravida mas nao ha feto e estou sentindo muita colica gostaria de saber se tem algum remedio para acelerar ou parar as colicas pois buscopam nao esta resolvendo

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
25/8/12 15:24 delete

Primeiramente gostaria de parabenizar por este Blog, pois lendo os relatos aqui, me senti muito confortada, porque a gente acha que tem coisas que só acontecem com a gente e na verdade tem pessoas que passam por coisas bem piores.
Descobri minha gravidez anembrionária no dia 21/08 e neste mesmo dia comecei a ter sangramento igual ao menstrual. No outro dia, fui ao médico e lá no PS depois dos exames, a médica me sugeriu esperar mais uma semana pra repetir o exame e ver se era isso mesmo (apesar de eu já ter feito dois tipos de ultra), mas não deu tempo de esperar, pois no outro dia (23/08 eu acordei com uma cólica levinha que virou um monstro, dor de parto normal. Fui para o hospital, repetiram o ultra e estava com inicio de aborto, fiquei internada e fiz a curetagem. Foi super tranquilo porém não sai do hospital no mesmo dia como dizem, tive alta só no outro dia depois de pouco mais de 12h desse procedimento. Não vou negar que da uma frustração imensa por vc esperar por alguém que não vai chegar, mas eu procurei forças pra não cair na depressão. Eu já tenho um filho de 5 anos e pensei primeiro que se Deus não quis eu tenho que dizer amém Senhor, que seja feita a Sua vontade, depois pensar que eu não tive uma perda, tinha um saco gestacional vazio, diferente de ter um feto morto dentro da gente. Parece fria esta forma de pensar mas é a realidade. Eu chorei no dia que eu descobri e no dia seguinte também. Mas depois da curetagem quis vida nova. Lógico que pra quem está tentando engravidar pela primeira vez, naõ será tão fácil assim, mas deixo meu consolo, pense sempre que se Deus não quis é porque Ele sabe o que é melhor pra gente. Um beijo à todas!

Reply
avatar
Suelen
AUTHOR
2/10/12 09:59 delete

Olá, meu nome é Suelen tenho 25 anos, e descobri que estava grávida no ultimo dia 11/08...meu marido e eu ficamos muito felizes por estar vindo nosso primeiro filho, mas infelizmente no dia 29/08 quando fiz a primeira ultra descobrimos que o embrião poderia não estar desenvolvendo, entao, fomos ao médico e ele me pediu uma segunda USG, fiz no dia 19/09 e a médica nos deu a noticia que realmente não desenvolveu, meu mundo caiu a tristeza tomou conta do olhar do meu marido, meu Deus como é triste ouvir "VAMOS TER QUE TIRAR O SEU BEBE, ELE NÃO ESTÁ DESENVOLVENDO". No último dia 21/09 fiz a curetagem, e graças a Deus correu tudo bem, não senti nenhuma dor nenhum encomodo, mas quando me lembro de tudo o que passei desde o inicio sofrendo com a incerteza de que talvez eu não poderia ter meu primeiro bebezinho, isso sim dói muito.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
18/10/12 22:51 delete

Como é a recuperação após a curetagem?é verdade que não pode pranchar o cabelo?

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
8/4/13 00:02 delete

MEU NOME É VALÉRIA CAMPBELL, DESCOBRI DIA 11 DE MARÇO DE 2013 QUE ESTAVA GRÁVIDA DE 4 SEMANAS DE GESTAÇÃO. NOSSA FIQUEI SEM DIREÇÃO, POIS MEU FILHO CAÇULA VAI FAZER 13 ANOS E TENHO 40 ANOS.CHEGUEI EM CASA ANESTEZIADA DA NOTÍCIA. ESPEREI COMPLETAR AS 7 SEMANAS QUE O MÉDICO PEDIU PRA ESPERAR, POIS COM MENOS Ñ DARIA PRA VER AINDA O EMBRIÃO. MAS SÓ CONSEGUI MARCAR A ULTRA SOOGRAFIA PRA DIA 1 DE ABRIL DE 2013 PELA PARTE DA MANHÂ. E DESDE DA NOTICIA DA GESTAÇÃO EU SENTIA MUITAS DORES E DE VEZEM ENQUANDO SAIA UMA SECREÇÃO AMARRONZADA A DESCER DA MINHA VAGINA.ATÉ QUANDO TUDO ACONTECEU NO DIA 30 DE MARÇO, TIVE UMA HEMORRAGIA NO SALÃO NA QUAL EU TRABALHO E FUI DIRETO AO HOSPITAL, E LÁ FUI SUBMETIDA A FAZER UM EXAME ULTRASONOGRAFIA- TRASVAGINAL E CONSTATOU A GRAVIDEZ ANEMBRIONADA, ONDE O EMBRIÃO Ñ SE DESENVOLVE. NOSSA EU E MEU MARIDO FICAMOS SEM ENTENDER NADA.POSSO DIZER QUE FOI NAQUELE DIA. A MINHA MÉDICA ME EXPLICOU TUDO A RESPEITO DA GESTAÇÃO E FALOU PRA MIM ESCOLHER A TER UM ABORTO ESPONTÂNEO OU A SUBMETER POR UMA CURETAGEM. EU ESCOLHI DEIXAR A NATUREZA A FAZER A PARTE DELA. 2 DIAS DEPOIS TIVE O
ABORTO ESPONTÂNEO. HOJE ESTOU MAIS CIENTE QUE A PRÓPRIA
NATUREZA HUMANA SE INCUBE A INTERROMPER AQUILO QUE Ñ ESTAVA
PERFEITO A IR A DIANTE. DEUS É TREMENDO!!!!
AGRADECIDAMENTE VALÉRIA CAMPBELL.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
17/11/13 20:27 delete

OLA ME CHAMO VANESSA DESCOBRI QUE TAVA GRAVIDA E FIZ DOIS ULTRASOM E NO ULTIMO COM 6 SEMANAS DESCOBRI QUE TINHA SACO GESTACIONAL E NAO DESENVOLVEL O EMBRIAO, AGORA TO EM CASA ESPERANDO ESPELIR EM CASA...NAO SEI O QUE FAÇO , POIS TENHO MEDO DE FAZER A COLETAGEM.... MAS JA TO COM 5 DIAS E NADA DE VIM O SANGRAMENTO ....PODEM ME AJUDAR

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
1/12/13 20:26 delete

estou gravida de 22 semanas ,eu cai no sabado dentro do banheiro depois q saia do banho senti um liquido transparente saindo.de dentro de mim involuntariamente logo apos comecei a sentir dores no.pe da barriga e passou a escorrer um pus na cor verde e colicas como contracoes fuiao medico ele disse q nao era nada q provavelmente fosse uma inflamacao normal e depois esse mesmo.pus comecou a sair com sangue e as contracoes nao param ,o fato e no hospitalso colocaram um aparelho pequeno de mao para ver se o coracao do bebe estava batendo parece q batia pelo toque meu utero esta fechado mas estou com medo isso ja tem.dois dias e estou esperando de go num outro hospital aqui perto de casa pois nao tinha no dia em q fui meu bebe nao mexe mais nao o sinto mais estou com medo pois seiq existe algo errado porem nao.sei o q fazer alguem pode me aconselhar.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
6/6/14 19:18 delete

corrija suas informacoes: a curetagem apresenta 15% de risco para formacao de aderencias (sinequias ou sindrome de ashermann). atualize seu post. pesquise a respeito. infelizmente nem os medicos levam isso a serio.... e se a mulher der azarm pode ficar infertil.
obrigada!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
14/7/14 18:13 delete

oi meu nome é ana desde o inicio minha gravidez foi dificil, tive deslocamento de placenta sangrando direto vivia mais internada do que em casa,os medicos nao mim deixava ouvir o coraçao da criança chorava mais do que sorria que sabia que ele ia morrer so esperava isso acontecer. Mas esperava isso so que tive uma surpresa da vida fui na minha consulta normal com mais de nove(9)nas minhas conta mais o medico teimava minha pressao comecou a aumentar tive eclampsia tiraram as pressas o meu filho por que ia ser eu e ele! Mas nao foi nossa hora tenho fé em Deus ele salvou eu e o meu filho obrigado senhor!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
23/7/14 16:34 delete

Em 2012 descobri minha 2· gravidez, ficamos muito felizes, principalmente meu filho, na época com cinco anos, fiz us, e escutei o coraçãozinho. Uma semana depois começou um sangramento com colicas, e então fiz outra us e não havia mais embrião, só o saco gestacional, então foi encaminhada à uma corretagem, sofri muito, pois fui submetida à muitos exames antes, e acabei por fazer sem anestesia, pois após um dos exames o médico percebeu que estava descendo e fez a raspagem no mesmo instante. Se não bastasse todo sofrimento que passei, depois de 7 meses sentia muitas dores na barriga e depois de uma us descobri que furaram meu útero. Não gosto nem de lembrar do sofimento que passei.Mas sei que Deus esta comigo, e nunca nos abandonará. Beijos

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
26/7/14 17:47 delete

ola estou passando por uma situação parecida, estou com seis semanas e dois dias de gestação começou um pequeno sangramento, corri pra maternidade,fui fazer uma hendrovaginal e o coraçãzinho do bb não estava batendo,fiquei arrasada chorei muito quando a medica disse que eu poderia estar tendo um aborto, mim mandou pra casa e repetir o exame depois de sete dias, agora espero. chegar la e o coração do meu bb estara batento, pra Deus nada e impossivel. bjs

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
15/9/14 00:02 delete

olá. Meu nome é Camila tenho 25 anos, há 9 dias optei por realizar uma curetagem, pois no dia 22/08 ao realizar uma ultra vi que meu bebê não tinha batimentos cardíacos, que deveria estar com 9 semanas e 4 dias, porém estava com 6 semanas e 5 dias...foi terrível para mim acordar todos os dias pensando que apesar da barriguinha já aparecendo, o seio inchado carregava um bebezinho que não estava mais vivo há semanas...não sentia nada e tive medo que se iniciasse um processo de necrose...foi tudo muito difícil pra mim...bem a recuperação física não está sendo tão difícil, só sinto um pouco de tontura, fraqueza quando fico muito tempo em pé e um desconforto intestinal e um pouco de cólica de vez em quando...sangramento tive bem pouco nos primeiros dias e o médico me receitou apenas analgésico em caso dor e sulfato ferroso. O pior é a recuperação emocional por ter sofrido um aborto...passar pela curetagem foi dos males o menor...eu não podia fazer mais nada...

Reply
avatar
Carol Simão
AUTHOR
10/11/14 14:59 delete

Olá Ana Paula,achei seu blog super interessante, acabei de passar por uma gravidez anembrionária, no dia 06 de novembro de 2014, foi confirmado o que até então era uma dúvida, e fui submetida ao processo cirúrgico da curetagem. Foi um procedimento horrível,estou acabada emocionalmente, pois queria muito essa gravidez, foi tudo planejado, até os mínimos detalhes, mas infelizmente não foi como eu imaginei.
Meu médico pediu para usar anticoncepcional por três meses, período de risco para uma nova gravidez, e eu espero em Deus que após esse período eu possa engravidar normalmente.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
25/2/15 15:38 delete

olá meu nome é Isabelle,
hoje tenho 20 anos e sou casada eu e meu marido resolvemos ter um bebê, fiquei gravida mas quando fui fazer minha 1° ultrassom estava com 8 semanas e pra minha tristeza deu gravidez enebrionario (sem embrião) cai no desespero, chorei muito pois queria muito um filho e era a minha primeira gravidez então o medico me aconselhou fazer uma curetagem à esperar um aborto espontâneo seria menos dolorido e mais rápido, evitando riscos ao meu útero. optei por fazer a curetagem essa semana. estou forte mas, admito um pouco tensa mas, Deus sabe todas as coisas e ele nunca me abandonará ele vai cuidar de mim durante e pós cirurgia.
as vezes penso será que ocorreu isso comigo porque tomei pilula anticoncepcional durante 2 anos? e prejudicou o desenvolvimento do feto no meu utero?! não sei. só peço a Deus forças para superar mais uma tribulação nessa vida, e que depois dessa se Deus permitir vou conseguir engravidar e ter um bebê independente do sexo feliz e saudável.
obrigado pelo espaço no blog.
adorei o blog, gostei por desabafar e compartilhar meus sofrimentos e se Deus quizer vitórias.
Beijos a todos!!!! fiquem com Deus!!!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
28/8/15 13:08 delete

Meu nome é Keila tenho uma filha de 5 anos, acabei de descobrir que minha gestação de 7 semanas é anembrionária estou muito triste e tentando encontrar forças para ir ao médico para decidir o que fazer.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
11/9/15 13:38 delete

Estava de 8 semanas, devido aos medicamentos que tomava para síndrome de pânicoo médico me informou do risco de um aborto, tive dois sangramentos no terceiro acabei tendo um aborto expontaneo... Preciso fazer curetagem?

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
27/10/15 08:36 delete

Ola, sei o que vcs todas estao passando pois tive 2 gestaçoes que infelismentes nao deram certo, a 1ª gestação durou 6 semanas e no dia do ultrassom nao tinha batimentos cardiacos foi um choque fui ao hospial e o médico me mandou escolher entre a curetagem ou espontaneo, escolhi o espontaneo pois fiquei com medo de fazer a curetagem e doer, a 2ª gestação fiquei muito feliz e tambem tive sangramento tomei remedios e proximo ao ultrassom tive uma colica forte e o bebe caiu no vaso, fui ao hospital e me disseram que nao tinha necessidade de fazer curetagem e me deram uma injeção para nao ter hemorragia to com fortes colicas e sangra de pouco e aos poucos sai a sugeira, logo depois que parar vou a ginecologista para ver se saiu tudo, mais morro de medo de curetagem, dói?

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
7/11/15 12:49 delete

Olá, boa tarde. Estou de 8 semanas , minha primeira gravidez, e ontem fiz uma ultra transvaginal e o médico disse que a vesícula vitelina está aumentada e que não se ouve o batimento do feto. Fiquei sem reação, meu mundo caiu. Ele disse que irá liberar o laudo para mim nessa segunda para eu poder levar para meu ginecologista. Eu e meu esposo estávamos tão felizes por a chegada desse anjinho. Agora estamos desconsolados e tristes. Eu não consigo para de chorar, esse final de semana está sendo uma eternidade para nós. Agora o medo, ter um aborto espontâneo ou pior ter que fazer uma curetagem.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
14/4/16 03:04 delete

Bom dia. Minha esposa está muito mal após fazer curetagem. Não consegue dormir, não consegue sequer se deitar, pois começa a ter pavores. Caindo de sono, se sentindo mal. Perguntei ao médico e ele disse que é normal. Não sei mais o que fazer, vendo-a neste desespero. Sente medo dos quartos, da cama, da casa.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
20/5/16 13:20 delete

Eu tive um aborto sexta feira (13/05/2016) eu não caí não levei nem um susto não fiz nada , apenas tive um expiro e com esse expiror já veio muito sangue um princípio de hemorragia, fui para o hospital, e lá me disseram que não poderiam fazer nada, nem a corretagem devido estar perdendo muito sangue , me aplicaram um remédio para conter um pouco mais o sangramento e me mandaram pra casa, estava com 13 semanas, a médica me disse que emu útero ainda estava fechado , era pra ficar em repouso e voltar segunda que ia ver como estava , então eu fiquei em casa esperei chegar segunda , na segunda eu não estava mais sangrando estava tudo normal, quando foi na terça por volta das 4 da madrugada eu tive outra hemorragia, e não conseguia se quer andar estava perdendo muito sangue e desmaiava a todo momento , voltei para o hospital lá me examinaram e a médica disse que meu BB não estava mais vivonso já tinha a placenta, fiquei arrasada, como estava perdendo muito sangue e nem os remédios estavam conseguindo estancar me mandaram para o centro cirúrgico, fui uma operação rápida e depois desse procedimento parei de perder muito sangue ainda estou sangrando mais e muito pouco , mais to me sentido ruim devido der perdido o BB e me sentindo culpada por algo que não sei se fui culpada , não sei se me descuidei em algum momento , eu está muito feliz com essa gravidez fazendo planos e tudo , mais não sei o que deu errado o médico disse que foi espontânea, sem alguma calsa específica mais to triste , e sinto um pouco de tontura não sei se é normal devido a perda intença de sangue , a minha primeira gravidez tbm foi de risco muito de risco tomava remédio para não abortar , mais essa estava normal foi tudo de repente , to muito abalada , não quero mais passar por isso é não desejo para ninguém.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
2/7/16 11:57 delete

Olá gostaria de te fazer uma pergunta sofri um aborto e fiz curetagem faz 6 dias mais no quarto dia comecei a sentir dores de cabeça vc teve tbm obrigada

Reply
avatar
Berto
AUTHOR
26/11/16 23:04 delete

Boa noite, sou médico anestesista, e infelizmente presencio cada vez mais frequente o habito de obstetras curetarem pacientes completamente assintomáticos, simplesmente porque a usg, mesmo repetida, não identifica batimentos fetais ou embrião. Tecnicamente, a usg não é e nunca será um exame infalível, e eu não concordo com essa conduta absurda. Já sei de relatos de caso em que a usg errou e a gestante, apesar da indução farmacológica do aborto, prosseguiu com a gestação e teve o filho. Esse caso em questão vir ou processo, ela processou o obstetra. Na minha opinião, o medico que indica uma curetagem baseado somente em usg, é um irresponsável, e assume o risco de culpa por homicídio. Pensem bem nisso. Eu não participo disso, já fiz varias inimizades com obstetras por causa desse assunto.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
5/5/17 10:35 delete

Estou passando por isso nesse momento.

Danilo Corrêa - 05.05.17

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
2/8/17 18:23 delete

Estou aqui para expressar minha profunda e cordial gratidão à Medicina Herbal Natural, que recebi do profeta ekpen, depois de 3 dias de comunicação, ele me enviou alguns medicamentos fitoterápicos. Agora estou deixando uma vida saudável desde os últimos 5 meses após a conclusão do meu tratamento genital e herpes oral com o profeta ekpen Natural Healing Medicine, agora estou completamente livre de herpes, após a aplicação eo uso do profeta ekpen Medicine. Atualmente, a única cura para Herpes, Câncer, Diabetes e todas as outras doenças humanas é profeta ekpen Herbal Medicine. Como eu sou uma testemunha viva deste grande milagre, você pode economizar mais pacientes com os escândalos farmacêuticos, compartilhando ou contatando este excelente curandeiro natural para a Medicação por e-mail; (Prophetekpen@gmail.com) também o chame ou Whatsapp no ??+2348105238925, deixe parar o herpes com profeta ekpen ervas medicinais. Vamos salvar a vida compartilhando isso em toda a rede social, pois Deus irá abençoá-lo à medida que você compartilha esta informação que dará a cada herpes paciente uma esperança para uma nova Vida. Obrigado pelo seu tempo.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
7/1/18 17:11 delete

Nessa primeira gravidez antes do menino vc fez coletagem?

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
7/1/18 17:18 delete

Estou com a nesma duvida . vc fez a coletagem?

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
17/12/18 17:32 delete

Ola meu nome é Marciane tenho 34 anos,depois de uma gravidez planejada ( na verdade adiada a 2 anos meu marido e eu estávamos adiando) fiz dos os exames do pré natal e estavam todos normais, no dia 04/12/2018 fui fazer minha primeira ultrassom , ja estaria com 6 semanas e 5 dias de gestação, fiquei em estado do choque sem reação quando na tela do monitor via somente o saco gestacional vazio se nada dentro, nesses dias que se seguiram fiquei arrasada , nao conseguia dormir , comer direito, chorei muito, e além da possível gravidez anembrionada que até então nunca tinha ouvido falar , estava com hematoma subcoronico, tive bastante sangramento, o ginecologista receitou remédio pra cólicas e progesterona até aguardar pra repetir o ultrassom, mas para minha tristeza e de minha familia no dia 13/12 com o novo exame a gravidez anembrionada foi confirmada. Amanha dia 18/12 tenho consulta agendada com o ginecologista para ver se precisarei a passar pelo procedimento da curetagem..., sofri bastante uma das piores partes foi contar para minha filha julia de 6 anos, preferi dizer que os médicos se enganaram que eu estava grávida, foi a melhor decisão que tomei.Digo pra quem leu esse depoimento tenha Fé acredite na escolha de Deus para a sua vida, com certeza sera a melhor decisão, grande abraço e bençãos na vida de vocês.

Reply
avatar
«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 227 de 227   Recentes›   Mais recentes»