Avaliação de exame de ultrassom

21:07 0 Comments A+ a-

(traduzido do site: http://www.obgyn.ufl.edu/ultrasound/4Gyn/1First%20TM/9Anembryonic.html)

Aborto espontâneo - gestação anembrionária

Gestação anembrionária é aquela em que um embrião visível nunca se desenvolve no saco gestacional. Pode existir uma vesícula vitelina, mas o polo fetal não é visualizado. Esta condição é eventualmente chamada de "ovo cego".

Há a suspeita de uma gestação anembrionária se não se consegue visualizar a vesícula vitelina quando o saco gestacional atinge um diâmetro de mais de 10mm, ou quando não se vê o polo fetal quando o saco gestacional tem mais de 18mm de diâmetro.

Evidências para comprovar o diagnóstico podem ser um histórico clínico de uma idade gestacional mais avançada, a presença de sangramento ou cólicas, ou anormalidades do saco gestacional em si.

Antes de tomar uma decisão de evacuar o útero, o médico deve sempre se perguntar: "Por acaso, a idade gestacional dessa gravidez é bem pequena?" Se há dúvidas, é melhor repetir o exame uma semana depois. Se o saco gestacional não crescer e as estruturas de uma gravidez normal não aparecer, o diagnóstico é confirmado.

Alguns médicos pedem exame de Beta HCG neses casos, mas os resultados geralmente não são suficientemente definitivos para indicação de tratamento, isto é, recomendação de evacuação do útero.