Depoimento: Ana Paula

03:03 15 Comments A+ a-

Meninas,

Eu poderia começar contando como foi que esta semana eu descobri que estou com uma Gravidez Anembrionária, mas prefiro contar um pouco mais da minha história, já que a história de vocês nos ajudam muito a sentir que não estamos sós neste barco.

Bom, estou casada a 6 anos e desde o casamento eu e meu marido liberamos para engravidar, foram 3 longos anos e NAAAADA de gravidez. Descobrimos que as minhas trompas estavam com endometriose e viradas para cima, e meu marido tinha problemas no espermatozóide ( pouca quantidade e baixa qualidade), ele teve que fazer uma cirurgia e aconteceu uma melhora nos espermatozóides, mas ainda estava longe de ser o ideal de quantidade e qualidade. Procurei um especialista em fertilidade para reslver o meu caso, ele desaconselhou uma cirurgia para mexer nas minhas trompas ( tinha medo de queimar ou colar as trompas). A melhor decisão foi partir para a FIV ( Fertilização In Vitro).

Então foi assim que em Julho de 2007 fiz a minha primeira tentativa de FIV, e no meu coração eu tinha a certeza absoluta de que iria engravidar e que tudo iria dar certo. Para a minha surpresa, em agosto pego o resultado POSITIVO, finalmente eu estava Grávida. Nossa que emoção, jamais esquecerei a sensação de finalmente ter sido abençoada. Contamos para todo mundo, família, amigos no mesmo dia e nunca imaginei o pesadelo que estaria por começar. Até o meu terceiro mês ( outubro de 2007) estava tudo ótimo, porém, quando fui fazer o exame de translucência nucal o meu mundo caiu e o meu coração foi arrancado do meu peito sem anestesia. Descobrimos que o meu bebê tinha um defeito do tubo neural, e o seu crânio estava aberto. Ele não sobreviveria ao nascimento e a gestação tinha que ser interrompida pois eu estava correndo risco de vida devido ao grande acúmulo de líquido amniótico.

Naquele dia um pedaço de mim morreu, mas Deus me deu forças para levantar, reagir e continuar lutando pelo meu sonho. A curetagem foi horrível, quase morri com uma complicação, mas nunca questionei o porque daquilo ter acontecido, eu só pedia para Deus me mostrar o caminho que eu deveria seguir e me mostrar o que realmente tinha acontecido. Após 6 meses de exames descobri que tenho uma mutação em um gene e essa mutação impede a absorção de ácido fólico ( que é o responsável por evitar as más formações do tubo neural) e esta mesma mutação causa trombose ( pode ser trombose na placenta, ou no pos-parto). Agradeci por ter descoberto o que estava de errado comigo, assim eu poderia me tratar e tentar novamente.

E foi o que aconteceu, após um ano da perda do meu primeiro filho ( era um menino) eu fiz ma nova tentativa em outubro de 2008, e dessa vez tinha a certeza de que não estava grávida pois não tinha nenhum simtoma. Chorava muito pois tinha certeza de que não tinha dado certo. Fiz repouso de uma semana após a transferência do embrião e voltei a trabalhar. Ai senti uma cólica grande e um pequeno sangramento ( no dia seguinte eu faria o BHCG), ai meu mundo caiu, chorei, fui na farmácia, comprei modess e ponstan ( para cólica) e comprei um teste de farmácia apenas por desencargo de consciência. Antes de tomar o ponstan fiz o teste de farmácia e para o meu choque POSITIVOOOOO. Nossa, me tremi toda, fiquei sem chão...um medo gigante tomou conta de mim...medo de acontecer tudo denovo...e por isso não contamos nada para ninguém até o terceiro mês, quando fiz a translucência nucal e estava tudo perfeito com o meu filho ( outro menino). Hoje estou com o meu Príncipe de 5 meses nos braços, perfeito, lindo, saudável, meu milagre e minha maior benção.

Foi ai que meu novo susto começou. Na semana passada, outubro de 2009, a minha menstruação estava atrasada 4 dias, mas meu ciclo é doido e sempre atrasa mesmo. Ai fui na farmácia comprar fralda para o meu filho e decidi comprar um teste só para dar um susto no meu marido....como ele não sabe interpretar teste de farmácia eu daria um susto nele dizendo que eu estava grávida ( fiz isso morrendo de rir pois sabia que daria negativo, uma vez que tentamos engravidar durante 6 anos e nada, só conseguimos através de fertilização), cheguei em casa e fiz o teste e quase desmaio quando vi a segunda listra aparecendo, EU ESTAVA GRÁAAAVIDA denovo e com um filho de 5 meses nos braços. Mas como????? Nunca consegui engravidar normalmente...tive que fazer fertilização. NUNCA MAIS ESQUECEREI A EMOÇÃO, pois sempre quis saber como é descobrir que está grávida naturalmente. Me senti muito perto de Deus, escolhida tão rapidamente para ser mãe novamente. Confesso que pensei no trabalho que eu iria ter com um bebê de um ano e um recém nascido, mas eu estava muito feliz com a minha nova benção. E no mesmo dia que eu descobri uma grande amiga descobriu que estava grávida também. Foi uma emoção dupla.

Bom, no dia 23/10 fui fazer a miha primeira ultra e estava com 5 semanas e 4 dias, meu BHCG estava 919,3, tudo ótimo, mas não deu para ver o embrião, só visualizou o saco gestacional. Neste dia eu voltei para casa com uma angustia em meu peito pois algo me dizia que alguma coisa ia errada, dois dias depois decidi repetir o BHCG que deveria duplicar a cada dois dias e para o meu susto não duplicou, liguei para o meu médico que me falou para eu não fica preocupada que estava tudo certo, mas não era isso que o meu coração me falava. Pedi uma nova ultra e já estava de 6 semanas e novamente não deu para ver o embrião, e na gravidez do meu filho eu o vi com o coração batendo exatamente no dia que completou 6 semanas.....então o médico confirmou que era uma gravidez anembrionária e me pediu para voltar novamente após uma semana apenas para confirmar e definirmos os próximos passos. Isso acontecerá amanhã, por enquanto fico com o coração angustiado esperando o que deverá ser feito, mas ao mesmo tempo dentro de mim sinto o conforto de ter sido tocada por um anjo pois engravidei normalmente.

Meninas, a felicidade é uma escolha....permitam-se sentir a tristeza, a frustração, a dor, mas escolham ser felizes e isso se tornará a realidade de vocês. Deus tem seus propósitos e nem sempre entenderemos, mas devemos confiar no plano DELE, entreguem-se de coração aberto que ele sabe as provações que temos que passar antes de termos um dos anjos dele em nossos braços.

Desejo do fundo do meu coração que todas vocês tenham a felicidade que tanto esperam muito em breve, acreditem e se vejam com essa felicidade nos braços, tudo que vemos e imaginamos tornam-se realidade, nunca desistam de sonhar.

Ana Paula enviou seu depoimento por email em 2 de dezembro de 2009.