Como lidar com o sofrimento de um aborto?

19:40 1 Comments A+ a-

Traduzido do site http://www.babycenter.com/refcap/pregnancy/pregcomplications/4006.html

É normal sentir choque, sofrimento, depressão, culpa, raiva e um sentimento de falha e vulnerabilidade quando você perde uma gravidez. Os dias, semanas, e até meses após um aborto podem ser muito difíceis e dolorosos - ainda mais se esta foi sua primeira gestação perdida, ou se você planejou a gravidez e pensava que tinha feito tudo "certo". Ou você pode simplesmente se sentir afastada e mal humorada, ou incapaz de se concentrar ou dormir. Se você contou para as pessoas que estava grávida, provavelmente vai se preocupar em anunciar a má notícia e o consolo dos amigos e familiares podem ser difíceis de digerir.

Algumas coisas você deve ter em mente para trabalhar neste período turbulento:

• Entenda que não é sua culpa. Abortamentos e complicações podem acontecer com qualquer mulher. Fale aberta e honestamente com seu parceiro sobre o que aconteceu e como isso está te afetando. Lembre, não existe forma certa ou errada de lidar com uma perda. Aceite os sentimentos como eles são e não se julgue ou ao seu parceiro sobre como você reage.

• Dê-se tempo para curar. Não se pressione para acabar com a tristeza rapidamente. Sua cura será mais completa se você lidar com o luto quando ele chega. Você pode se achar revivendo a dor, especialmente próximo da sua data provável de parto, ou outra data especial. Com o tempo, as coisas vão mudar e você vai se sentir melhor.

• Tire uma folga do trabalho. Mesmo se sentindo fisicamente bem, tirar uns dias de folga do trabalho podem ser úteis. Você precisa de tempo para processar o que aconteceu, e um tempo fora da sua rotina normal vai ajudá-la a aceitar tudo o que você está passando.

• Não espere que o seu parceiro sofra do mesmo jeito que você. Se seu parceiro não parece estar afetado pela perda tão profundamente como você está, entenda que homens e mulheres sofrem de formas diferentes. Enquanto a mulher tende a expressar seus sentimentos e procurar apoio de outros, homens tendem a segurar seus sentimentos internamente e lidam com a perda por si sós. Da mesma forma, homens sentem que precisam cuidar de suas parceiras estando fortes. Então, não interprete erradamente a frieza dele como não ligando para você ou sua perda e não se julgue por não lidar com o sofrimento tão bem como ele. Compartilhe seus sentimentos e necessidades com seu parceiro mas dêem-se um ao outro a liberdade para vivenciar a perda do seu jeito.

• Não se feche para os outros. Embora pareça dolorido falar sobre o assunto, compartilhar sua história vai permitir que você se sinta menos sozinha e vai ajudá-la a se curar. Você pode ficar surpresa de quantas de suas colegas no trabalho, primas, vizinhas e amigas têm suas próprias histórias de perda e cura. Você poderá encontrar compreensão e apoio de pessoas inesperadas - o que pode compensar o fato de algumas pessoas de quem você esperava compreensão não parecerem entender o quanto você está machucada. Alguém que não passou pelo que você passou realmente não pode saber como é. A maoiria das pessoas quer dizer alguma coisa confortante, mas não sabem o que dizer. Tente não tratar isso pessoalmente, se alguém disser algo errado ou não disser nada.