Depoimento: Priscila

14:30 2 Comments A+ a-

Meu nome é Priscila e em setembro de 2005 descobri que estava grávida pois tinha fortes dores abdominais e todos os médicos em que ia diziam que era normal, que o embrião estava implantando no útero. Fiquei feliz e tudo mudou rapidamente na minha vida, com poucos dias meus seios, cintura e psicológico mudaram completamente.

Fiz um ultrassom que verificou que estava de 5 semanas e o saco gestacional estava lá, porém nao tinha feto e o médico disse que era normal que o feto estava chegando lá. Uma semana depois tive sangramento e no novo ultrassom nada aconteceu, estava tudo exatamente igual.

Abortei, não precisei fazer curetagem, foi tudo expelido normalmente, mas até hoje não consigo acreditar que isso aconteceu porque se sou saudável e meu marido também, todos os exames ok e acontece isso?

Está dificil de esquecer esse momento tenho medo de engravidar e passar por isso de novo, ainda sinto uma dor imensa no meu coração. Quando vou ao supermercado ou lojas minha vontade é de sair comprando coisas de bebê para o meu bebê que nem existiu. É um sentimento inexplicável o que estou e continuo sentindo não sei até quando
essa dor vai ficar comigo.

Dia 11 de novembro de 2005 fez 1 mês que minha gravidez se foi e tudo passou como um filme em minha cabeça.

Está difícil...

(enviado por e-mail em 16/11/05)

Quanto tempo esperar para engravidar novamente?

11:41 9 Comments A+ a-

Essa é uma pergunta muito comum às mulheres que sofrem abortos. A vontade de ter um filho é tão grande que dá vontade de tentar outra gravidez logo em seguida.

A resposta dessa pergunta também é muito diferente, de médico para médico. Quando aconteceu comigo, minha ginecologista pediu que eu esperasse 3 ciclos mentruais normais para tentar novamente. Eu tentei no segundo e deu certo.

Alguns médicos recomendam 3 meses ou mais, para o útero se recuperar do trauma (no caso de curetagens). Outros dizem que você precisa esperar apenas 1 ciclo para tentar de novo. O motivo da espera é só pra ter uma data da última menstruação determinada, para cálculos de previsão de parto. Já vi um caso de uma mulher que engravidou novamente sem ter menstruado depois do aborto.

Eu acredito que a mulher deva esperar o tempo necessário para curar a ferida da perda. É um tempo emocional, até você se sentir preparada emocionalmente para encarar uma nova gestação.

Pra quem quiser ler mais sobre o assunto:

* How long after a miscarriage should I wait before trying to get pregnant again? (do site Baby Hopes)
* Quanto tempo após um aborto posso engravidar? (do site Terra Saúde)
* Aborto retido (do site da revista Pais e Filhos)